Técnicas de Scrap # 7 – Scrap Híbrido

Nossa, que saudades dos posts de scrap!! Mas eu não podia deixar de falar sobre um assunto pelo qual me apaixono cada dia mais, que é o scrap híbrido. Muita gente se assusta e vem me perguntar “O que é isso de híbrido??” 
Bem, imagino que vocês já tenham ouvido falar de scrap digital, onde em vez de papéis e adereços “físicos”, todos os elementos são “virtuais”. E da mesma forma que vamos nas lojas e compramos nosso material pela internet, existem lojas virtuais especializadas em scrap digital, como podem ser o Armazém Criativo, DigiScrappersBrasil e a After Five Designs, por citar algumas. Nelas você encontra diversos kits, que funcionam que nem as coleções “reais”: papéis lisos, decorados, vários elementos combinando e que giram em torno de um tema central. E em vez de marcas, tais como American Crafts, Making Memories e Prima, temos as designers, que são as pessoas que criam esses kits fabulosos!!

O scrap híbrido, então, nada mais é do que usar esses kits digitais no scrap nosso de cada dia. Ou seja, imprimir os elementos no tamanho exato em que vamos usá-los e deixar rolar a criatividade!! Quem acompanha o blog sabe que recentemente fiz parte do time híbrido do Armazém Criativo e agora estou no CT da Sugary Fancy, também trabalhando com híbrido. Hoje a Ana Nogueira, que está por trás do sucesso da Sugary Fancy, está lançando um novo kit chamado “So Tweet“, já disponível na loja dela e com super desconto até domingo, dia 27. Aproveitando o lançamento e para participar do movimento #sextacriativa do Assim, sim!, preparei um passo-a-passo pra mostrar pra vocês como é trabalhar com híbrido.
A primeira coisa é idealizar o que vamos fazer, porque precisamos imprimir os elementos no tamanho certo pra que não fique nada muito pequeno nem muito grande. Minha idéia foi fazer um mini-álbum de envelopes, tipo sanfona, com espaço pra guardar pequenas notas aproveitando cada “página”. Para isso, separei seis envelopes de cores diferentes, mas isso fica a critério de cada um. Lembrem-se apenas de escolher as cores dos envelopes de acordo com as cores dos elementos do kit!
Depois, é só tirar medidas, olhar bem para todos os elementos e imaginar o quê vai aonde, porque esse é o passo mais importante: redimensionar os elementos e colocá-los em uma única página para impressão. Para isso é necessário usar um programa de edição de imagens. Eu trabalho com o Photoshop, mas existem muitos outros e a escolha do programa é algo muito pessoal. Salvo o arquivo em formato JPG (foto), depois imprimo e recorto.
Agora vamos montar o mini-álbum. Para isso, basta colar a aba de um envelope no corpo do seguinte, deixando a aba do segundo envelope para o lado contrário da aba do primeiro (uma pra cima e a outra pra baixo), dessa forma:
E agora a parte mais legal: decorar!!
Algumas dicas:
Printables: Se você achou isso de montar os elementos na página algo um pouco complicado, você vai adorar saber que existem páginas já prontas para impressão, os printables!! A Scrappiness já tem na lojinha printables de Natal: uma página no tamanho A4 com tags pra você colocar nos seus presentes, prontinha pra você imprimir quantas vezes quiser!! Olha que fofo….
Impressão: Para imprimir em casa você pode escolher o tipo e a cor de papel que preferir, desde que a gramatura não ultrapasse 220g, pois é o máximo que as impressoras caseiras suportam. Eu particularmente gosto de trabalhar com papel 180g quando estou imprimindo em casa, e uso muito o Filipaper (Vergê ou Diplomata) e o Canson. Já na gráfica, peço sempre o tamanho A3 (que corresponde a dois A4) no papel couchê 230g. É um pouco ruim pra recortar detalhes, porque é mais grosso, mas os elementos ficam mais firmes.
Gente, é isso. Espero que vocês tenham gostado do post e quem quiser ganhar esse printable de Natal, é só deixar um recadinho aqui até domingo dia 27. Segunda mando por e-mail, ok??
Beijos mil!!

Printables com sorteio relâmpago!

Como eu já tinha comentado por aqui, outubro seria um mês de muitas novidades. Uma delas, talvez a que tenha dado mais trabalho e também a que me deu mais satisfação em criar, é a coleção de printables que vai começar a aparecer por aqui!!
Quer saber o que é, pra que serve e como fazer pra adquirir a sua?
É só clicar no “Amei! Eu quero!” aí embaixo.

E pra comemorar, nada melhor que um sorteio básico: basta deixar um recadinho nesse post até sexta-feira dia 14 de outubro dizendo qual deles você gostou mais (1, 2 ou 3). Quer ganhar todos? Divulga no seu blog e deixa o link também!!
Um beijo meninas, uma semana bem criativa pra todas nós!! ♥